Tags

, , , , , , ,

O chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais, entre outros sintomas.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de “Gan Jiang” e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarreia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções.

Além desses benefícios, o gengibre também tem ação bactericida, é desintoxicante e possui poder afrodisíaco – onde seu óleo é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sanguínea, ele é utilizado contra a disfunção erétil.

Na culinária, o sabor picante pode ser usado para incrementar pratos salgados e doces e pode se usar as suas diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O gengibre seco é o mais aromático e tem um sabor suave; bastante agradável.

Durante séculos o Gengibre tem sido usado em toda a Ásia para tratar dores nas articulações, resfriados e até mesmo indigestão. O Gengibre cru ou cozido pode ser um analgésico eficaz, mesmo para condições inflamatórias como a osteoartrite. Isso porque a inflamação é a causa raiz de todos os tipos de problemas como artrite, dor nas costas, dores musculares, etc.

Ele contém 12 compostos diferentes que combate a inflamação. Um desses compostos abaixa os receptores da dor e atua nas terminações nervosas. Juntos, eles trabalham quase o mesmo que as drogas anti-inflamatórias,tais como o ibuprofeno e a aspirina, mas sem os efeitos colaterais.

Assim, se a sua intenção é eliminar esses analgésicos, passe a consumir o Gengibre. Você pode ter uma boa dose diária de gengibre usando-o também na forma de chá:

*Quatro copos de água;

*Um pedaço de aproximadamente 5 cm de Gengibre descascado e cortado em fatias;

* Limão e mel à gosto. Se preferir, use laranja no lugar do limão. Ou pode acrescentar cravinhos e pedacinhos de maçã  Fica ótimo!

Ferva a água numa panela com fogo alto.Assim que começar a fervura adicione as fatias de Gengibre,deixe em fogo baixo, cubra a panela para que os vapores não saiam e deixe fervendo por aproximadamente 15 minutos.O chá está pronto!Basta coar, e adicionar o mel com o limão ou laranja.

Anúncios