Tags

, , ,

Réveillon é uma palavra francesa, derivada do verbo réveiller e significa revelar, despertar, acordar. É difícil achar alguém que nunca tenha se rendido a uma das “simpatias”, mesmo que por pura diversão. Então confira algumas curiosidades sobre as comidinhas de ano-novo. Na dúvida, não custa nada tentar uma delas….

romã

Romã, uvas e outras frutas

Repletas de sementes ou nascidas em cachos,    elas trazem    a idéia de multiplicidade e fartura. A uva é nobre em muitas culturas. A romã também aparece como uma frutinha que dá um empurrãozinho nas finanças,     se comermos  algumas sementinhas e guardá-las na carteira para ter sorte e riqueza ao longo do ano. Em algumas culturas, o figo também trás muita sorte, a quem o degusta, no ano novo.

Lentilha e outros grãos

Eles simbolizam fertilidade na maioria das culturas. Para os orientais, o mais simbólico deles é o arroz, considerado o grão da vida. No caso da lentilha, diz a lenda que ela deve ser o primeiro alimento a ser ingerido na ceia para que não falte dinheiro e saúde durante o ano. Isso porque quando cozidas elas   incham   dobrando de tamanho e  também  porque o seu formato, lembram  moedas.

Louro

O louro é símbolo de sucesso e vitória.São folhas de uma árvore resistente e que dão frutos em bagas volumosas. Guardar umas folhas de louro na carteira na virada do ano é promessa de sucesso e fartura, o ano todo!

Carne de porco

Muitas culturas dizem para colocar o porco no centro da mesa de ano novo, porque ele simboliza o progresso, pelo fato de fuçar para frente. O tamanho de um porco inteiro também representa a abundância.

divider1

Anúncios