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Apesar do gostinho amargo e do cheiro marcante dessa verdura, ela contém substâncias capazes de prevenir inflamações no intestino, como a colite, e facilitar o trabalho digestivo.  A rúcula também é rica em ômega 3, ácido graxo responsável por manter os vasos sanguíneos saudáveis. Diante dessa molécula, os perigosos triglicérides, que tendem a se acumular nas artérias, não têm vez. A rúcula contém ainda ferro, que afasta a anemia, e potássio, que participa das contrações musculares. Também contém vitamina A, boa para os olhos cansados, para a pele, para as unhas e o cabelo. Além de ser rica em  vitamina C. Conclusão:só faz bem!

Para conservar a rúcula por 2 ou 3 dias, coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira.

Uma porção de 35gs de rúcula fornece apenas 7 calorias.

A rúcula é vendida em maços. Quando fresca, as folhas são bem verdes, firmes e viçosas. Se amareladas, murchas ou com pequenos pontos pretos, já não servem para o consumo. Para saber quanto comprar, calcule 1 maço para 4 pessoas (se for preparar salada) e 2 maços se for refogar.Normalmente é preparada em saladas, temperada com azeite, limão e sal. Podendo ser misturada ao agrião, a chicória e a alface. Fonte

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